Segunda-feira, 4 de Maio de 2009

autor: joão batista pedrosa
editora: iglu

João Batista Pedrosa é psicólogo e terapeuta sexual, trata das várias disfunções sexuais masculinas e femininas. É especializado no atendimento de homossexuais.

Segundo Desejo - João Batista Pedrosa

Quando começou a atender homossexuais, João Batista Pedrosa procurou apoio de um especialista, mas não conseguiu. Tentou encontrar livros específicos e concluiu que pouco ou nada havia sobre o tema. Então resolveu desbravar este caminho. O objetivo dos homossexuais quando procuram ajuda é viver sem culpa nem vergonha sua sexualidade. Mas não é fácil. Além da auto-aceitação, o princípio de tudo, ainda têm de combater os preconceitos da sociedade. Depois de quatro anos de investigação e 52 atendimentos a homossexuais, decidiu reunir sua experiência no livro ‘Segundo Desejo’. O livro, recomendado aos pais, educadores e profissionais da saúde, pretende, sobretudo, combater uma das principais causas do preconceito contra o homossexual: a falta de conhecimento.

A obra está dividida em três partes. Na primeira delas são as perguntas mais frequentes dos seus clientes no consultório, na maioria das vezes pais preocupados em como agir com a homossexualidade de seus filhos. Dúvidas sobre como e qual a melhor hora para conversar sobre o assunto, a homofobia e até a atuação de um educador frente à diversidade sexual dentro de sua sala de aula.

A segunda parte é constituída de artigos sobre homossexualidade e homofobia escritos pelo psicólogo a sites e revistas, artigos que tratam da homossexualidade para o público leigo, e para o homossexual serve como um guia de autoconhecimento.

A terceira parte discute a homofobia na sociedade brasileira, e mundial, como forma de coibir as ações dos homossexuais, relegando a presença deles aos guetos específicos longe dos olhos das ‘pessoas de família’.

Em uma entrevista dada para a Revista Sábado de Portugal, João revelou que os clientes que o procuram são os que sofrem por não aceitarem a sua própria homossexualidade. E o seu trabalho como psicólogos é fazer com que deixem de ter problemas com sua orientação sexual, para que sejam felizes, vivendo sem culpa ou vergonha. Com a descoberta da homossexualidade a primeira etapa é a total negação, e o receio da descoberta faz com que muitos homossexuais se envolvam em relacionamentos heterossexuais. A segunda fase é a dissimulação tendo um relacionamento homossexual clandestino, uma ‘vida dupla’ e muito medo da descoberta e da punição. A seguir vem a resignação, em que o indivíduo fica na semiclandestinidade, estabelece uma ligação estável com um parceiro que apresenta a um grupo restrito de amigos. A homossexualidade é reforçada positivamente, mas a sua grande preocupação é não ser descoberto por amigos, familiares e colegas. Evita falar da sua homossexualidade, não nega nem assume publicamente e freqüenta lugares públicos típicos da comunidade homossexual. Por último é a aceitação, revelando publicamente a sua orientação, tendo orgulho de ser homossexual.

Quanto ao preconceito, João aconselha que o homossexual deve combatê-lo e fazer uso das leis que o protegem. Desenvolver o autoconhecimento, amparar-se em grupos, freqüentar lugares homo são boas estratégias de defesa, usadas no processo terapêutico.


Arquivado em:

star às 08:52 | link do post | comentar

4 comentários:
De Marcia a 4 de Maio de 2009 às 12:06
Oi Querida:

Voltando de férias(na verdade férias da namorada).Sempre bom passar por aqui e aprender alguma coisa.Beijos.


De ZuZa a 4 de Maio de 2009 às 16:31
Oi Mara,
descuLpe a demora pra responder, mas a coisa ta meio corrida, efim, agora tô aqui :)
OLha o Twitter, quando aLguem manda um recado pra vc, vc cLica no @ da pessoa e escreve a mensagem e envia. Tem também a parte de mensagens pessoais, que, até onde eu sei, nao passa peLas outras pessoas. Quanto TwitPic é um serviço que vc usa para postar fotos diretamente pro Twitter. Vc usa seu mesmo Login e senha do Twitter para começar a postar sua fotos. Eu vou te passar meu MSN e se vc quiser me add, a gente conversa meLhor, ta bOm? eu passo paLo emaiL aqui do seu bLog.

bjOs,


De ɐlıɯɐɔ a 6 de Maio de 2009 às 18:52
muito bom isso muitas vezes não temos espaço, é por isso que muitos criam, infelizmente as vezes de um mod pejorativo e quando não outros queimam .. mas felizmente ha ainda pessoas de bom senso.. bjks..


De ɐlıɯɐɔ a 6 de Maio de 2009 às 18:52
muito bom isso muitas vezes não temos espaço, é por isso que muitos criam, infelizmente as vezes de um mod pejorativo e quando não outros queimam .. mas felizmente ha ainda pessoas de bom senso.. bjks..


Comentar post

19 de agosto

Artigos recentes

prince: ícone gay no pass...

recuperado está

o que é: homofobia interi...

j. edgar hoover e clyde t...

trevor project e daniel r...

Arquivo

Agosto 2010

Novembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Arquivado em

* cronologia do movimento gay

* retrospectiva 2007

* retrospectiva 2008

a homossexualidade no decorrer da histór

citando

colírio

definindo

depoimentos

direitos e leis

divulgando datas

divulgando eventos

divulgando organizações e ongs

ela e ela

fatos e fotos

feministas

filme e pipoca

homossexuais célebres

livro e abajur

música e sexualidade

musicando estrelas

o que é

poetando

quadrinhos e revistas gays

sombra e luz

sussurros...

vídeos e comerciais

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds