Quarta-feira, 16 de Abril de 2008
título no Brasil: 'delicada relação'
gênero: drama
origem: israel
ano de lançamento: 2002
direção: eytan fox
roteiro: avner bernheimer
elenco: ohad knoller, yehuda levi, assi cohen, aya koren
premiação: melhor ator (ohad knoller) no festival de 'Tribeca'

Tratar a homossexualidade no cinema é uma tarefa relativamente espinhosa. É tentador e facílimo descambar para o estereótipo. Imagine, então, fazer um filme sobre um casal de homossexuais dentro do Exército. E nada menos do que o Exército de Israel, um dos mais poderosos do mundo. ‘Yossi & Jagger’ narra, com muita sensibilidade, a história verídica do romance homossexual de dois jovens oficiais em desolada base militar na fronteira entre Israel e Líbano. Eles são comandantes, estão apaixonados, e tentam encontrar um lugar apenas deles em meio a um sistema opressivo e rigoroso, que os leva a defender uma causa na qual não necessariamente acreditam. Yossi, o comandante da companhia, é um cara introvertido e do tipo "integrado ao sistema".

Jagger, o comandante do pelotão, é um sujeito aberto e bem mais liberado. Ele também é o astro da companhia. Yossi está absolutamente determinado a manter o caso em segredo, enquanto Jagger, que está prestes a deixar o serviço militar, acha que Yossi deve deixar o exército e partir com ele. ‘Yossi & Jagger’ retrata de forma corajosa, genuína, divertida e às vezes até dolorosa, o complicado tema que é a homossexualidade nas forças armadas. Também retrata a trágica estrutura de vida de jovens israelenses hoje em dia.

O filme apresenta um conjunto encantador de jovens homens e mulheres, que deveriam, a essa altura de suas vidas, estar dançando, estudando e amando. Ao invés disso, devido ao serviço militar obrigatório e à complicada situação na região, eles são obrigados a devotar seus anos mais belos a seu país, para serem soldados, para matar e serem mortos. Em ‘Yossi & Jagger’ você poderá ver um chef que encontra prazer na culinária gourmet, um soldado que acredita em reencarnação e duas mulheres que tentam sobreviver no mundo dos homens. Mostrando os detalhes aparentes da vida dos comandantes e seus soldados, os criadores do filme enfatizam a situação distorcida na qual homens e mulheres são forçados a viver e morrer. O filme tem cenários modestos, mas realistas, roteiro sem grandes reviravoltas, nenhum efeito especial digno de nota.

É um filme cult mas sem ser chato. Não é um filme militar de amor, nem um filme gay de amor. É um filme de amor e apenas isso. Ponto final. Os conflitos da relação entre os dois são conflitos inerentes a vários tipos de relações proibidas ou complicadas, o que não é exclusividade das relações homossexuais. 'Yossi & Jagger’ é um filme simples e sem ostentação, não por menos, os personagens vivem dizendo 'este não é um filme americano'. Fato. Ninguém vira purpurina, ninguém é espancado por sua escolha. Trata-se, somente, da solidão, da opção pelo silêncio. E isto, geralmente, é terrível.



publicado por star às 05:35 | link do post | comentar

1 comentário:
De requeri a 16 de Abril de 2008 às 13:36
isso aqui tá bom demais!!! beijo. sara logo.


Comentar post

19 de agosto

posts recentes

prince: ícone gay no pass...

recuperado está

o que é: homofobia interi...

j. edgar hoover e clyde t...

trevor project e daniel r...

arquivos

Agosto 2010

Novembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

tags

* cronologia do movimento gay

* retrospectiva 2007

* retrospectiva 2008

a homossexualidade no decorrer da histór

citando

colírio

definindo

depoimentos

direitos e leis

divulgando datas

divulgando eventos

divulgando organizações e ongs

ela e ela

fatos e fotos

feministas

filme e pipoca

homossexuais célebres

livro e abajur

música e sexualidade

musicando estrelas

o que é

poetando

quadrinhos e revistas gays

sombra e luz

sussurros...

vídeos e comerciais

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds