Quinta-feira, 28 de Agosto de 2008

Gene Robinson de 56 anos, divorciado e pai de duas filhas, em 2003, foi consagrado como bispo de New Hampshire, Estados Unidos. O primeiro bispo anglicano assumidamente homossexual. Entre as pessoas presentes ao ato religioso, estava Mark Andrew, companheiro de Robinson há catorze anos. A história da igreja anglicana é marcada por notáveis polêmicas. No século XVI, rompeu com o Vaticano para que o rei inglês Henrique VIII pudesse se casar pela segunda vez. Além de aceitar o divórcio, ela foi a primeira a admitir o casamento de seus sacerdotes e, há duas décadas, rompeu outro tabu ao estender às mulheres o direito de exercer o ministério, celebrar missa e distribuir a comunhão. Se essas iniciativas já haviam chocado os tradicionalistas, imagine o impacto causado com a nomeação de Robinson.

Mais uma vez foi exposto o dilema que cerca a igreja anglicana desde os tempos do rei inglês. Três pessoas, entre elas um bispo, registraram seu protesto e saíram em silêncio e se juntaram aos manifestantes do lado de fora, que exibiam cartazes contra o bispo gay. Os protestos foram inúteis. Mesmo absorvendo traços da reforma protestante, e sem nunca ter abandonado as tradições católicas, todavia, diferentemente da igreja católica, que tem um papa e uma rígida hierarquia, os anglicanos delegam a cada país autonomia para nomear religiosos e resolver os assuntos doutrinários. A igreja americana é uma das mais liberais. Robinson foi indicado por padres e fiéis de sua diocese.

Robinson foi casado com uma mulher durante quinze anos. Decidiu pedir o divórcio e assumir sua homossexualidade aos 39 anos, depois de se submeter à psicoterapia. No ano seguinte, conheceu Andrew e nunca escondeu dos fiéis sua orientação sexual. Tal comportamento seria inaceitável na igreja católica que condena o divórcio, exige o celibato do clero e recentemente definiu a homossexualidade como ‘um fenômeno social e moral preocupante’.




publicado por star às 10:34 | link do post | comentar

2 comentários:
De Gospel a 28 de Agosto de 2008 às 17:01
E viva o progressismo anglicano!

Sou teólogo luterano e tenho muitos conhecidos anglicanos. Pena que a Igreja Anglicana no Brasil seja de linhagem conservadora. Pena que a igreja luterana no Brasil tenha se envolvido com os meios carismáticos...

Contudo esse bispo tem provocado cisma dentro do anglicanismo mundial. Na convocação para o último sinodo anglicano, o arcebispo primaz da Inglaterra (um 'papa' deles) não oficializou o convite para Gene Robison participar. O que não o impede do mesmo, pois é bispo! Mas, o preconceito, a exclusão se fez sentir por muitos anglicanos conservadores que manifestam contrários à presença de Robison como pastor da Igreja Anglicana. Enfim é um passo libertário, sim é! Mas traumatizante.

Rogamos para Dom Gene Robison... Para que o Senhor possa sustentá-lo em sua misericórdia, e dar forças em sua caminhada como pastor de seu povo. Assim rezemos ao Senhor.


De Mara* a 31 de Agosto de 2008 às 05:43
Infelizmente o ódio, a intolerância e a ignorância estão mais empedernidos, onde jamais deveriam estar, naqueles que se dizem representantes de um Deus de amor e compreensão. Realmente é uma pena que a igreja luterana, no Brasil, esteja comprometida com os carismáticos cujo representante maior é a triste figura do padre Marcelo Rossi. Que Dom Gene siga em frente em sua luta, com força e coragem.


Comentar post

19 de agosto

posts recentes

prince: ícone gay no pass...

recuperado está

o que é: homofobia interi...

j. edgar hoover e clyde t...

trevor project e daniel r...

arquivos

Agosto 2010

Novembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

tags

* cronologia do movimento gay

* retrospectiva 2007

* retrospectiva 2008

a homossexualidade no decorrer da histór

citando

colírio

definindo

depoimentos

direitos e leis

divulgando datas

divulgando eventos

divulgando organizações e ongs

ela e ela

fatos e fotos

feministas

filme e pipoca

homossexuais célebres

livro e abajur

música e sexualidade

musicando estrelas

o que é

poetando

quadrinhos e revistas gays

sombra e luz

sussurros...

vídeos e comerciais

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds