Sexta-feira, 29 de Agosto de 2008
título no Brasil: 'antes do anoitecer'
gênero: drama
origem: EUA
ano de lançamento: 2000
direção: julian schnabel
roteiro: lázaro gómez carriles, cunningham o'keefe e julian schnabel, baseado em livro de reinaldo arenas
elenco: javier bardem, olivier martinez, andrea di stefano, johnny depp, sean penn, hector babenco

O poeta e exilado cubano Reinaldo Arenas ganhou seu próprio filme em ‘Before Night Falls’, adaptado do seu livro autobiográfico, pelo artista plástico e cineasta americano Julian Schnabel que mostra a sua vida sofrida de poeta e de cubano na luta pela liberdade de expressão. De simpatizante a perseguido pelo regime de Fidel Castro, saiu da ilha em 1980 na histórica expulsão em massa promovida por Castro, que livrou-se de aproximadamente 200 mil gays, deficientes mentais e criminosos, despachados para os Estados Unidos e países vizinhos em barcos e jangadas. A histórica expulsão já havia sido enfocada no filme Scarface (1983), de Brian de Palma.

A revolução cubana colocou os artistas e homossexuais como proscritos. Reinaldo Arenas era um escritor homossexual. Assim como o irlandês Oscar Wilde na Inglaterra, Arenas também foi preso e conseguiu transformar seu sofrimento de presidiário em bela poesia.

‘Before Night Falls’ relata a sua infância de menino pobre morando na zona rural de Cuba, vivendo com uma tia que era informante da policia, passando para a adolescência durante a revolução cubana, a descoberta da homossexualidade, as perseguições, até seu exílio nos EUA, que o censurou de outra maneira, ignorando-o como poeta e escritor, e sua derradeira desilusão. Vítima da AIDS, em 1990, terminado o livro, no original ‘Antes que anochezca’, sozinho e sem dinheiro, aos 47 anos, suicidou-se com uma dose excessiva de álcool e drogas.

O diretor Julian Schnabel explora a natureza numa belíssima fotografia. Chuva, árvores e terra servem como palco para um mundo de fantasias onde um menino escreve poemas nos troncos das árvores. O filme que foi rodado em apenas dois meses no México, afinal Fidel Castro jamais permitiria que fosse filmado em seu país, é um retrato fiel dos acontecimentos históricos entre 1943 a 1990, mas é sobre a vida de Reinaldo Arenas e não um filme político.

O ponto forte no filme é o elenco. Além de Javier Barden, também atuam como participações especiais, Hector Babenco, os atores Sean Penn, irreconhecível como Cuco Sanchez, o peculiar camponês que encontra o adolescente Reinaldo indo juntar-se aos rebeldes e Johnny Depp fazendo dois papéis, sendo um deles um caricato travesti chamado Bon Bom, prisioneiro e contrabandista a quem Reinaldo confia seus manuscritos e do tenente Victor, o oficial que intercepta o ‘lixo contra-revolucionário’ do escritor.

A interpretação de Javier Bardem como Arenas, no entanto, é o centro de tudo numa atuação sintonizada com a alma do poeta. A trilha sonora é eclética e refinada, as cenas são embaladas por piano erudito, música popular cubana ou pelo pop cult de Laurie Anderson e Lou Reed.






publicado por star às 16:50 | link do post | comentar

19 de agosto

posts recentes

prince: ícone gay no pass...

recuperado está

o que é: homofobia interi...

j. edgar hoover e clyde t...

trevor project e daniel r...

arquivos

Agosto 2010

Novembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

tags

* cronologia do movimento gay

* retrospectiva 2007

* retrospectiva 2008

a homossexualidade no decorrer da histór

citando

colírio

definindo

depoimentos

direitos e leis

divulgando datas

divulgando eventos

divulgando organizações e ongs

ela e ela

fatos e fotos

feministas

filme e pipoca

homossexuais célebres

livro e abajur

música e sexualidade

musicando estrelas

o que é

poetando

quadrinhos e revistas gays

sombra e luz

sussurros...

vídeos e comerciais

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds