Sábado, 25 de Abril de 2009
título no Brasil: 'os bostonianos'
gênero: drama
origem: EUA
ano de lançamento: 1984
direção: james ivory
roteiro: ruth prawer jhabvala
elenco: christopher reeve, vanessa redgrave, madeleine potter, jessica tandy, wesley addy, barbara bryne, linda hunt, martha farrar, nancy new
indicações: indicado aos Oscars de melhor atriz (vanessa redgrave) e de melhor figurino, vanessa redgrave também indicada ao 'Globo de Ouro'

the bostonians

‘The Bostonians’ é adaptação de um livro de 1896, escrito pelo norteamericano Henry James, autor dos mais difíceis da língua inglesa, um desafio para os cineastas e que tem várias adaptações de suas novelas e romances. Publicado há mais de cem anos, ‘The Bostonians’ transformou-se em um filme propositalmente lento, embora visualmente belíssimo, e que exige um mergulho num universo sufocante, como a própria sociedade que a obra retrata, cuja história gira em torno de duas mulheres ligadas ao movimento feminista pós Guerra Civil americana. Há um século, Henry James já discutia a questão da liberação da mulher, na criação de um triângulo audacioso para a época, o domínio que uma mulher de grande carisma, Olive Chancellor (Vanessa Redgrave), exerce sobre uma jovem talentosa, Verena Tarrant (Madeleine Potter), mas desejada também por Basil Ransome (Christopher Reeve) e, primo de Olive, um advogado de idéias conservadoras e radicalmente contrário ao movimento feminista.

Realizado pelo cineasta James Ivory, o filme conta com um excelente roteiro, escrito por Ruth Prawer Jhabvala, e com excepcionais interpretações de Vanessa Redgrave e Jessica Tandy. Para Christopher Reeves, marcado com o estigma de ‘Superman’, o papel do angustiado Basil Ransome foi a chance de provar suas qualidades de ator.

Mas é na relação entre Olive (Vanessa Redgrave) e Verena (Madeleine Potter) que gira a história de Henry James. De um lado, a mulher experiente, lésbica e feminista que vê na jovem, pura e talentosa adolescente, dominada primeiro pelo pai charlatão, que recebe ‘mensagens do além’, e depois, passa a servir a um movimento feminista. Verena é primaveril, suave e extremamente feminina, enquanto Olive é quase o oposto, dura e tremendamente forte, vivida de forma expecional por Vanessa Redgrave que, merecidamente, obteve as indicações aos prêmios.

Apesar de difícil para aqueles que gostam de muita ação e agilidade, 'The Bostonians’ é um filme sério, profundo e requintado, que analisa a literatura, o feminismo, as relações absorventes entre as mulheres, o comportamento das primeiras sufragistas bostonianas e, especialmente, a liderança de uma lésbica no movimento feminista. Enfim, é uma obra de arte, inteligente, e merecedora de atenção de quem sabe apreciar filmes de qualidade. ‘The Bostonians' conta, ainda, com uma ótima trilha sonora.



publicado por star às 14:26 | link do post | comentar

2 comentários:
De SertraLinks :) a 26 de Abril de 2009 às 04:20
Oi Mara,
sobre seu recado em meu bLog, eu não sou dona do Site ZiZa não, quem dera, pois se fosse estaria ganhando muuuito dinheiro,pois tem 2 versões, a russa e a espanhoLa. Eu adoro as fotos do Site, tem coisas ótimas Lá. Sou fã, hehe. O meu apeLido é Zuza, e tenho os bLogs que vc conhece. Sou Nerd assumida e amo fuçar coisas interessantes na Internet. Obrigad@ peLa visita ao meu SertraLinks.
bjOs e tudo de bom! :)


De O Profeta a 28 de Abril de 2009 às 07:35
Ó chamateia que fala da saudade
Ó canção que pões um brilho nos olhos
Ó mulher que tens a forma da viola
Ó que espalhas paixões aos molhos

E o cantar da meia-noite
A todos encanta e seduz
Cantar até que morra a voz
Cantar até que haja luz




Boa semana



Doce beijo


Comentar post

19 de agosto

posts recentes

prince: ícone gay no pass...

recuperado está

o que é: homofobia interi...

j. edgar hoover e clyde t...

trevor project e daniel r...

arquivos

Agosto 2010

Novembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

tags

* cronologia do movimento gay

* retrospectiva 2007

* retrospectiva 2008

a homossexualidade no decorrer da histór

citando

colírio

definindo

depoimentos

direitos e leis

divulgando datas

divulgando eventos

divulgando organizações e ongs

ela e ela

fatos e fotos

feministas

filme e pipoca

homossexuais célebres

livro e abajur

música e sexualidade

musicando estrelas

o que é

poetando

quadrinhos e revistas gays

sombra e luz

sussurros...

vídeos e comerciais

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds