Terça-feira, 23 de Setembro de 2008

‘a liberdade é grande demais para ser enfiada pela soleira de uma porta fechada.’(harvey milk)


Quando adolescente Harvey Bernard Milk foi apelidado de ‘glimpy’ devido a suas grandes orelhas, nariz e pés. A história de Milk inspirou livros e filmes, em 1984 o excelente documentário ‘The Times de Harvey Milk’ dirigido por Rob Epstein recebeu um Oscar e depois foi transformado em uma ópera. A história de Milk será novamente contada no cinema no filme homônimo que tem direção de Gus Van Sant. O ator Sean Penn interpreta Harvey Milk. A produção está prevista para estrear nos Estados Unidos ainda em novembro.

O filme conta a história do primeiro político assumidamente gay e o terceiro dos Estados Unidos. Nova-iorquino de nascimento, depois de mudar-se para São Francisco, Harvey Milk se tornou um ativista dos direitos dos gays. Em 1977, Milk que era conservador até ao fim dos anos 1960, tornou-se liberal por causa da guerra no Vietnã. Foi eleito supervisor da prefeitura de São Francisco, e do prefeito George Moscone, mais especificamente para o distrito de Castro, bairro gay da época e onde ele morava e tinha sua loja de câmeras fotográficas, tomando assim o lugar de Dan White e tornando-se o primeiro gay eleito a um cargo público nos Estados Unidos. No ano seguinte, aos 48 anos, tanto ele quanto o prefeito foram assassinados a tiros pelo supervisor anterior.

Assassino confesso, o conservador Dan White foi sentenciado por homicídio ‘involuntário’, tendo cumprido cinco dos sete anos de prisão, três dos quais em regime aberto. A pena branda causou a revolta que levou a uma série de tumultos públicos que ficaram conhecidos na história do ativismo gay como os ‘White Night Riots’, resultando em dezenas de feridos graves, tanto do lado dos policiais quanto dos ativistas. Foram os distúrbios mais violentos depois dos de ‘Stonewall’ em 1969. A revolta também levou à abolição no Estado da Califórnia da legislação que levava em consideração em assassinatos o estado mental do assassino o que pôde diminuir a pena. Milk é tido como herói nas comunidades LGBT do país e mesmo internacionais.

Em maio na data de seu aniversário, um busto de Harvey foi colocado na Câmara Municipal de São Francisco (San Francisco City Hall), o primeiro memorial a ser colocado, de forma destacada em um edifício público, para uma pessoa abertamente gay. E após a aprovação do matrimônio entre homossexuais pela Suprema Corte, o Senado aprovou em agosto, o projeto de lei que torna o dia 22 de maio um feriado em homenagem a Harvey Milk. O projeto de lei deve agora retornar a Assembléia do Estado antes de ser apreciado pelo Governador Arnold Schwarzenegger. Se passar pelo ‘exterminador’, o feriado intitulado ‘Harvey Milk Day’, será celebrado no mesmo dia do aniversário do político e a Califórnia será o primeiro estado há designar um dia em memória a um ativista GLBT. O estado da Califórnia segue empunhando a bandeira do arco-íris.



publicado por star às 22:59 | link do post | comentar

19 de agosto

posts recentes

prince: ícone gay no pass...

recuperado está

o que é: homofobia interi...

j. edgar hoover e clyde t...

trevor project e daniel r...

arquivos

Agosto 2010

Novembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

tags

* cronologia do movimento gay

* retrospectiva 2007

* retrospectiva 2008

a homossexualidade no decorrer da histór

citando

colírio

definindo

depoimentos

direitos e leis

divulgando datas

divulgando eventos

divulgando organizações e ongs

ela e ela

fatos e fotos

feministas

filme e pipoca

homossexuais célebres

livro e abajur

música e sexualidade

musicando estrelas

o que é

poetando

quadrinhos e revistas gays

sombra e luz

sussurros...

vídeos e comerciais

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds