Sexta-feira, 15 de Agosto de 2008

No passado era no tênis profissional que se encontrava o maior número de atletas lésbicas.

Entre os anos de 2001 e 2002, auge da carreira da tenista Jelena Dokic, o seu pai, Damir Dokic, famoso por suas condutas inconvenientes em quadra e fora delas, afirmou que quase metade das tenistas profissionais eram lésbicas e que, se um dia a sua pimpolha revelasse ser também, ele se mataria (que bem ele faria para a humanidade!). Em 1992, o pai da tenista Jennifer Capriati fez declarações idênticas, e proibiu a filha de freqüentar os vestiários das tenistas homossexuais. Tanto zelo não impediu que ela se envolvesse com drogas, repressão gera isso.

Martina Navratilova, nascida na Tchecoslováquia foi a primeira a assumir publicamente, em 1978, o seu namoro com a escritora lésbica Rita Mae Brown. Depois, meio na marra, foi a vez da americana e bissexual Billie Jean King, quando a sua assistente revelou que era sua amante. Muitos anos depois, em 1999, a francesa Amelie Mauresmo, garota propaganda da Nike e da Dunlop, sem culpa ou vergonha de sua homossexualidade, e muito menos com medo de perder o patrocínio, pediu, com estilo, aos jornalistas que se referissem a Sylvie Bourdon como sua namorada e não como ‘amiga’. Gigi Fernandez, porto-riquenha, nunca alardeou, mas também nunca fez segredo do seu namoro com a também tenista espanhola Conchita Martinez. Jana Novotna, tcheca também, nunca assumiu sua homossexualidade, o que não impediu que seus casos amorosos viessem a público. Um deles, com a também parceira de duplas Helena Sukova, terminou abruptamente quando Jana se apaixonou por Hana Mandlikova, também tcheca, em 1989. Jana e Hana ficaram juntas por 10 anos. A atual namorada de Jana é do golfe e Hana vive com uma personal trainer.


Gigi Fernandez - Conchita Martinez - Jana Novotna - Helena Sukova - Hana Mandlikova



Não há dúvida, existem muitos homossexuais nos esportes, mas são poucos os que assumem publicamente. Nas olimpíadas de Sidney, em 2000, dos 10.651 atletas de 199 países competindo foram sete atletas abertamente homossexuais.


Camilla Andersen e Mia Hundvin (handball, Dinamarca) (legalmente casadas) - Robert Dover (hipismo, EUA) - Lisa-Marie Vizaniari (lançamento de disco, Austrália) - Conchita Martinez (tênis, Espanha)


Amelie Mauresmo (tênis, França) - David Pichler (salto ornamental, EUA)



Nas olimpíadas de 2004, Atenas acolheu 10500 atletas de 199 países, com apenas onze atletas homossexuais.


Robert Dover (hipismo, EUA) - Guenter Seidel (hipismo, EUA) - Carl Hester (hipismo, Inglaterra) - Blyth Tait (hipismo, Nova Zelândia)


Rob Newton (atletismo com barreiras, Inglaterra) - Amelie Mauresmo (tênis, França) - Conchita Martinez (tênis, Espanha) - Martina Navratilova (tênis, Tchecoslováquia)


Johan Kenkhuis (natação, Holanda) - Judith Arndt (ciclismo, Alemanha) - Imke Duplitzer (esgrima, Alemanha)



As Olimpíadas de Pequim reuniu 11990 atletas de 204 países, dos dez atletas publicamente homossexuais, apenas um é homem.


Matthew Mitcham (salto ornamental, Austrália) - Judith Arndt (ciclismo, Alemanha) - Imke Duplitzer (esgrima, Alemanha) - Gro Hammerseng e Kátia Nyberg (handball, Noruega) (são namoradas)


Natacha Kai (futebol, EUA) - Lauren Lappin (softball, EUA) - Victoria ‘Vickan’ Svensson (futebol, Suécia) - Rennae Stubbs (tênis, Austrália)


Linda Bresonik (futebol, Alemanha)



publicado por star às 11:01 | link do post | comentar

4 comentários:
De Isa Zeta a 16 de Agosto de 2008 às 10:30
Ótimo post. Adoro celebridades.. ;)

E do Brasil?


De Mara* a 17 de Agosto de 2008 às 07:04
você conhece algum atleta brasileiro que bata no peito e que diga com todas as letras: eu sou gay, ou eu sou lésbica? em um país preconceituoso como o nosso, o patrocínio já é difícil para os heteros, imagina então para os homo! por aqui, manter-se no armário é uma questão de sobrevivência.

beijão isa, beijão camila

beijão isa, beijão camila


De Mara* a 17 de Agosto de 2008 às 07:17
camila querida, há tempos não estou podendo acessar o seu blog, a mensagem é: perfil não disponível. até tirei vc da minha lista pensando que vc desistiu de blogar.

beijos


De merthiolatedigital a 19 de Agosto de 2008 às 16:56
Conhecendo o blog agora e adorando !

Pois é... é o que sempre digo... até quando iremos nomear as pessoas por homo, bi, etero... eu prefiro escolher as pessoas por carinhosa, verdadeira, sincera... pouco me importa a opção sexual de cada um...

Acho que o mesmo deveria acontecer nas Olimpiadas ou em qualquer outro lugar... fulana é ótima atleta e ponto... ciclano é ótimo cantor e ponto... que diferença vai fazer se ele é hetero ou não...

Costumo dizer que amo as pessoas, me apaixono por elas, depois é que vou ver se é homem ou mulher...

Quando conheci meu marido me apaixonei por ele perdidamente e estamos juntos até hoje. Costumo dizer pra ele que se ele fosse mulher eu teria me apaixonado da mesma maneira... mas confesso que ele não me entende muito também...rs

O que acho mesmo é que as diferenças precisam ser vistas com mais naturalidade e mais suavidade, o mundo tem espaço para todos e o que precisamos mais é de amor.

Adorei o blog, estou linkando !

beijos


Comentar post

19 de agosto

posts recentes

prince: ícone gay no pass...

recuperado está

o que é: homofobia interi...

j. edgar hoover e clyde t...

trevor project e daniel r...

arquivos

Agosto 2010

Novembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

tags

* cronologia do movimento gay

* retrospectiva 2007

* retrospectiva 2008

a homossexualidade no decorrer da histór

citando

colírio

definindo

depoimentos

direitos e leis

divulgando datas

divulgando eventos

divulgando organizações e ongs

ela e ela

fatos e fotos

feministas

filme e pipoca

homossexuais célebres

livro e abajur

música e sexualidade

musicando estrelas

o que é

poetando

quadrinhos e revistas gays

sombra e luz

sussurros...

vídeos e comerciais

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds