Sábado, 2 de Agosto de 2008

Rosa Montero é uma conceituada jornalista espanhola do jornal 'El País', com formação em jornalismo e psicologia. Por sua paixão pela Idade Média, escreveu uma fábula medieval, ou um romance histórico, ou melhor, um conto sobre as coisas essenciais da vida. No extremo limite entre o real e o imaginário, nada foge da realidade. Elementos como a consciência da condição de mulher e como elas sentem o mundo estão lá o tempo todo.

‘História do rei transparente’ conta a saga de 25 anos de vida de Leola, a heroína da trama, que também é narradora, que após sair de seu universo ínfimo de serva, viaja pela França disfarçada de homem por trás de uma armadura. A guerra a havia separado de Jacques, com quem iria se casar e ela torna-se o cavaleiro Leo. Inicialmente, disposta a reencontrá-lo a qualquer custo, no final, depois de uma longa jornada, quando o revê, constata que nunca chegou a estar a sua procura, porque, não queria achá-lo. Vive errante, acompanhada de Nyvene, sua ajudante e uma espécie de bruxa, com quem divide medos, lutas, vitórias e derrotas. Após enfrentar muitas batalhas, Leola acaba sangrando entre as pernas, mas não o sangue da guerra, e sim o da menstruação. É o feminino em conflito contra o masculino.

De suas pesquisas sobre a vida na Europa, a escritora exalta no livro as grandes transformações entre os séculos 12 e 13 que deram origem ao Renascimento e ao pensamento humanista reprimidos pelo poder da Igreja Católica, e transformados em frutos apodrecidos, através da força bárbara das Cruzadas e do fogo da Santa Inquisição. Lá também estão: o nascimento das cidades e da burguesia, a valorização da escrita e do papel da mulher na sociedade.

Leola com características mitológicas e que tem o segredo do rei a decifrar, em um aprendizado e transformações constantes, enfrenta obstáculos com inimigos maiores e mais fortes, aprende a ler e a escrever e faz anotações para um livro sobre as palavras e seus significados, enquanto Nyvene encarna a bruxa tão temida pela Inquisição, a sabedoria mágica das mulheres.

Os capítulos são curtos e com muito suspense, prazeroso e leve e com personagens fantásticos como Guy, o gigante ingênuo que atemoriza pelo tamanho, mas se comporta como uma criança, o ferreiro Léon, que padece do ‘grande mal’, como na época se chamava a epilepsia, a cega que melhor vê, o dragão que tudo pode; e também com personagens reais como o papa Gregório IX, que criou a Santa Inquisição em 1231.

‘História do rei transparente’ é temperado pela valorização do papel feminino; direitos, deveres e restrições são constantes na vida das personagens que se vestem de homens para sobreviver, mas o fazem sonhando com o reino de Avalon, onde as mulheres são importantes e vivem felizes. A narrativa é tão intensa que nas aventuras das personagens principais, sentimos os sabores e os aromas bons e os desagradáveis da época que fez de nós o que somos hoje.




publicado por star às 08:37 | link do post | comentar

1 comentário:
De Juliana Dacoregio a 3 de Agosto de 2008 às 05:43
Oi Mara!
No meu post sobre a revolta de alguns evangélicos contra o projeto de lei que criminaliza a homofobia recebi o seguinte comentário:
"todos temos direito de expressarmos nossa opinião sobre o homossexualismo,como pratica, pois antes de tudo nao somos nos que dizemos, mas sim a palavra, como em Romanos 1: 18-26 ou outros diversos passagem na Bilbia sobre o homossexualismo.Nao me importo se as pessoas aqui vao dizer que sou facista, fanatico, ou qualquer outra coisa, com ja disseram dos evangelicos.Sera que tenho direito de expressar minha opiniao, mesmo que a maioria nao concorde....Isso e verdadeiramente viver numa sociedade democratica."
Considero de todo lamentável, mas de qualquer forma gostaria de saber o que você teria a dizer para uma pessoa que lhe falasse tal coisa. Aguardo sua opinião.
beijos


Comentar post

posts recentes

prince: ícone gay no pass...

recuperado está

o que é: homofobia interi...

j. edgar hoover e clyde t...

trevor project e daniel r...

arquivos

Agosto 2010

Novembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

tags

* cronologia do movimento gay

* retrospectiva 2007

* retrospectiva 2008

a homossexualidade no decorrer da histór

citando

colírio

definindo

depoimentos

direitos e leis

divulgando datas

divulgando eventos

divulgando organizações e ongs

ela e ela

fatos e fotos

feministas

filme e pipoca

homossexuais célebres

livro e abajur

música e sexualidade

musicando estrelas

o que é

poetando

quadrinhos e revistas gays

sombra e luz

sussurros...

vídeos e comerciais

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds