Sexta-feira, 5 de Setembro de 2008

Esse amor é mal entendido nesse século, tão mal entendido que pode ser descrito como o `amor que não ousa dizer o nome' e, por causa disso, estou onde estou agora. Ele é bonito, é bom, é a mais nobre forma de afeição. Não há nada que não seja natural nele. Que as coisas deveriam ser assim o mundo não entende. O mundo zomba desse amor e, às vezes, expõe alguém ao ridículo por causa dele.’


Os anos de triunfo de Oscar Wilde acabaram de modo dramático. Responsável por peças, textos e epígrafes geniais, é dele a mais famosa frase sobre o amor gay e que perdura há mais de 100 anos, ‘o amor que não ousa dizer o nome’.

A relação entre iguais era ainda ilegal na Grã Bretanha e por causa da associação íntima com Lord Alfred Douglas ou Bosie, como era apelidado, um poeta de talento cujos poemas homoeróticos, dentre eles ‘Two Loves’, onde está a resposta ‘eu sou o amor que ousa dizer o nome’ à famosa frase, foram publicados em jornais acadêmicos e revistas de pouca circulação. Wilde foi denunciado, incriminado, julgado e sentenciado a dois anos de trabalho forçado pelo ‘crime’ de ser homossexual.

Dramaturgo, poeta e escritor ferino e polêmico, dono de grande sensibilidade, o irlandês Oscar Fingall O`Flahertie Wills Wilde foi um dos homens mais odiados e festejados de seu tempo. Precursor de um novo conceito de modernidade, mais conhecido pela sua obra-prima ‘Retrato de Dorin Gray’, livro que retrata a decadência moral, e que o colocaria para sempre na lista dos grandes escritores, Wilde mudou o modo de pensar do século XIX. Filho de um médico e uma jornalista e árdua defensora do movimento da independência irlandesa, Wilde sempre esteve rodeado por intelectuais.

Tanto pela sua inteligência quanto pelo temperamento forte e anti-convencional sobressaia-se aos demais, tornando-se uma pessoa indispensável e comentada nos eventos sociais, espalhando glamour e comentários por onde passava. Dono de uma aparência elegante e extravagante atraia os olhares pelas suas roupas e adereços que, segundo as suas próprias palavras, sempre refletiam o que de mais íntimo existia dentro de si. Oscar Wilde tinha a mistura perfeita de petulância e doçura.

Casado e pai de duas crianças, teve a vida pessoal estilhaçada pela perversidade que ainda hoje costuma acompanhar a curiosidade inglesa sobre a vida dos famosos. No seu apogeu literário, começam a surgir rumores sobre a sua homossexualidade, severamente condenado por lei e que deram início à sua decadência pessoal. Bosie foi o pivô de todo o seu drama amoroso.

Encarcerado como réu de crime inafiançável até que a sentença é decretada, toda a sua fama e sucesso financeiro começam a desmoronar. As suas obras e os seus livros são recolhidos das livrarias, assim como as suas comédias tiradas de cartaz. Mesmo condenado, Wilde declararia a todos que quisessem ouvir o que se passava dentro de si. A poesia estava nas suas veias e escreveu mais duas obras, uma delas “De Profundis’, uma longa carta a Bosie.

Libertado e banido de sua terra, transferiu-se para França, onde conheceu a pobreza e tudo o que de pior ela pode trazer. Viveu isolado em hotéis baratos, destruindo-se pelo absinto. Não mais veria seus filhos, que chegaram a trocar de nomes por vergonha do pai. Espirituoso e brilhante escritor, Oscar Wilde morreu de meningite. Morreu sozinho, mas a sua obra, pela sua genialidade, ainda é admirada.

Também afetado, Bosie jamais recuperou a saúde física e mental. Casou-se e teve um único filho. Tornou-se vingativo e de insuportável convivência. Diagnosticado com desordem esquizofrênica, convertido ao catolicismo, tentou se distanciar da poesia homoerótica e da influência de Wilde chamando-o de ‘agente do diabo’.

Que Bosie, foi a grande paixão da vida de Oscar Wilde não há dúvida. Já o inverso não parece ser verdadeiro. Uma relação tão intensa quanto cruel. E a Inglaterra não seria a mesma depois de julgar um de seus escritores e poetas mais famosos somente por gostar do mesmo sexo.



publicado por star às 14:40 | link do post | comentar

3 comentários:
De livia a 6 de Setembro de 2008 às 11:40
Sao pessoasassim,que dando a cara ao tapa,acabam revolucionando o comportamento,avançadno nas leis,mostrando a hipocrisia,buscando a felicdade nao imposta mas apossivel pela expressão afetiva sem negar a sexualidade,seja qual for. Seu blog é muito bom nas informaçoes,no teor de mostrar que a luta sobre o preconceito sexual ou da sexualidade reforça a dor humana.Amar é querer ser feliz e quem é feliz é uma pessoa melhor.Parabens.mneu abraço.


De Isa Zeta a 7 de Setembro de 2008 às 07:56
Eu adoro Wilde.
Foi um dos meu primeiros livros.

Guardo com carinho a recordação da adolescência, ainda em dúvidas, com o coração acelerado.

Adoro seus posts.

Fiquei triste em saber que Del Martin morreu =/


De Anatólia a 8 de Setembro de 2008 às 02:28
Oi Estrela, passei pra dizer q sempre q posso te visito e atualizo-me, tô sempre descobrindo coisas, isso é ótimo. Adoro aprender, saber, colher e semear. Puxa fiquei tristim com a informação da cara q morreu depois de casar com sua companheira, a ativista... nossa que notícia triste e a tempo, ....eu não sabia.
Então, obrigado por me visitar nas férias (visitar o blogui), bem, meu tempo é meio curto, mas sempre q posso tô ai. Faça mts estrelas, eu as vejo brilhar. bjs no coração.


Comentar post

posts recentes

prince: ícone gay no pass...

recuperado está

o que é: homofobia interi...

j. edgar hoover e clyde t...

trevor project e daniel r...

arquivos

Agosto 2010

Novembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

tags

* cronologia do movimento gay

* retrospectiva 2007

* retrospectiva 2008

a homossexualidade no decorrer da histór

citando

colírio

definindo

depoimentos

direitos e leis

divulgando datas

divulgando eventos

divulgando organizações e ongs

ela e ela

fatos e fotos

feministas

filme e pipoca

homossexuais célebres

livro e abajur

música e sexualidade

musicando estrelas

o que é

poetando

quadrinhos e revistas gays

sombra e luz

sussurros...

vídeos e comerciais

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds