De Wu Tsao, pouco se sabe. E Emily Dickinson viveu reclusa por tanto tempo que são poucos os fatos de sua vida. As duas nasceram em 1830, embora haja dúvidas em relação ao ano exato no caso de Tsao. Dickinson, americana de Massachussets, era filha de um advogado e Wu Tsao, chinesa, filha de um mercador. Dickinson teve acesso à educação formal e ao estudo, coisa não muito comum mesmo entre as meninas bem nascidas da Nova Inglaterra, como ela. Wu Tsao casou-se com um homem que era, como seu pai, um mercador.
Dickinson, com talento e intelecto para sobressair-se em seu próprio tempo e em seu próprio meio, resolveu, aos vinte e poucos, não sair mais de casa. Wu Tsao, educada para ser esposa servil, abandonou o marido e foi escrever poemas para as cortesãs por quem se apaixonava. Dickinson também escrevia, e em profusão, mas publicou apenas sete poemas durante toda sua vida. Seus 1700 poemas restantes foram publicados após sua morte. Wu Tsao foi tremendamente popular na China em sua própria época. Dickinson viveu reclusa a vida toda, e talvez por isso tenha se apaixonado somente por sua cunhada, para quem escrevia cartas fervorosas, que foram depois censuradas por sua sobrinha. Wu Tsao ao final da vida escolheu viver, como Dickinson, em reclusão - mas como sacerdotisa taoísta.
As duas escreveram sobre muita coisa, mas principalmente sobre o amor. Poemas de amor escritos por duas mulheres em pólos opostos do mundo.
Emily Dickinson | Wu Tsao |
(texto e tradução dos poemas por Vange Leonel)
a homossexualidade no decorrer da histór
divulgando organizações e ongs