Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2008

Assexualidade é a orientação sexual caracterizada pela indiferença à prática sexual, ou seja, o assexual é um indivíduo que não sente atração sexual, tanto pelo sexo oposto quanto pelo sexo igual.

Algumas pessoas acreditam que a assexualidade não é uma orientação sexual, mas uma disfunção sexual, um distúrbio de hipoatividade sexual ou distúrbio da aversão sexual.

Entre os que não acreditam ser uma orientação, sugerem como causa: abuso sexual passado, repressão sexual (de homossexualidade ou outra), problemas hormonais, desenvolvimento tardio de atração, e não ter encontrado a pessoa certa.

Muitos assexuais auto-identificados negam que tais diagnósticos se apliquem a eles; outros argumentam que, porque a sua assexualidade não lhes causa angústia, não deveria ser vista como um distúrbio emocional ou médico. No passado, foram feitas afirmações semelhantes sobre a homossexualidade e bissexualidade, que agora são consideradas orientações legítimas.

Há diferenças entre as pessoas que se identificam como assexuais, principalmente entre elas a presença ou ausência de uma direção sexual ou atração romântica. Alguns experimentam apenas um desses, enquanto outros experimentam ambos, e ainda outros nenhum deles. Mas, muitas pessoas acreditam que para ser assexual, deve-se ter falta de direção sexual, atração romântica ou ambos.

Alguns assexuais se descrevem como assexuais gays, bissexuais, ou heterossexuais, experimentam sentimentos sexuais, mas não têm desejo de fazer o ato, enquanto outros procuram liberação sexual, seja via masturbação ou por contato sexual, ou ambos.

Para aqueles que experimentam sentimentos de atração romântica, freqüentemente têm desejos por relacionamentos românticos como ligações casuais ou até casamento, mas não querem que essas relações incluam atividade sexual e estão numa posição difícil, já que a maioria das pessoas não é assexual.

Ressalte-se que a assexualidade não é o mesmo que celibato que é a abstinência deliberada de atividade sexual exigido pela Igreja Católica a todas as hierarquias sacerdotais, e também aos padres e freiras.

Muitas religiões ou seitas religiosas acreditam que a assexualidade é uma condição espiritualmente superior, e alguns assexuais crêem que sua falta de "desejos básicos" os permite sentir uma espiritualidade mais profunda, embora outros assexuais considerem isso uma atitude elitista.

É possível que em séculos passados, muitos padres católicos, monges, e freiras eram assexuais, incluindo muitos santos canonizados.

assexuais famosos
especula-se que muitos na lista sejam bissexuais ou gays

Sir James Matthew Barrie, jornalista, dramaturgo e escritor de livros infantis escocês, se tornou famoso com sua peça e história sobre ‘Peter Pan’, o menino que vivia na ‘Terra do Nunca’. Jorge Luis Borges, escritor, poeta, tradutor, crítico e ensaísta argentino mundialmente conhecido por seus contos e histórias curtas.

George Washington Carver, botânico e agrônomo norte-americano que ensinou técnicas agrícolas para a auto-suficiência dos antigos escravos. Henry Cavendish, cientista britânico que demonstrou o que Newton supunha, que a sua lei era verdadeira para qualquer par de corpos, pode ter tido autismo ou uma foram extrema de distúrbio da ansiedade social.

Frédéric Chopin, (de acordo com sua amante por dez anos, George Sand que era bissexual) pianista e compositor polaco da era romântica. Rivers Cuomo, cantor, compositor e guitarrista norte-americano da banda ‘Weezer’.

Paul Erdos, matemático húngaro de origem judaica, trabalhou em problemas de análise combinatória, teoria dos grafos e teoria dos números. Glenn Gould, genial e renomado pianista canadense, conhecido especialmente por suas gravações de Johann Sebastian Bach.

Immanuel Kant, filósofo alemão, considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna. Thomas Edward Lawrence, também conhecido como Lawrence da Arábia, e aparentemente entre os seus aliados árabes, Aurens ou El Aurens, foi um arqueólogo, militar, agente secreto, diplomata e escritor britânico.

Howard Phillips Lovecraft, escritor norte-americano celebrizado pelos seus livros de fantasia e terror, marcadamente gótico, enquadrados por uma estrutura semelhante à da ficção científica. Ralph Nader, americano de origem libanesa, advogado de renome tornou-se célebre pelas suas campanhas a favor dos direitos dos consumidores nos anos 60.

Isaac Newton, cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista e filósofo natural. Autor lei da gravitação universal e as Leis de Newton, as três leis dos corpos em movimento que assentaram-se como fundamento da mecânica clássica. Steven Patrick Morrissey, mais conhecido por Morrissey é um cantor inglês vocalista da banda inglesa The Smiths.

Maurice Ravel, compositor e pianista francês é mundialmente conhecido pelo seu Bolero, ainda hoje a obra musical francesa mais tocada no mundo. John Ruskin, escritor, poeta e desenhista é mais lembrado por seu trabalho como crítico de arte e crítico social británico.

António de Oliveira Salazar, estadista português, antigo professor da Universidade de Coimbra, notabilizou-se pela concepção e incremento durante a Segunda República portuguesa de um Estado Novo corporativo e autoritário. George Bernard Shaw, escritor, jornalista e dramaturgo irlandês. Autor de comédias satíricas que o tornaram espírito irreverente e inconformista.

Sun Ra, nascido Herman Poole Blount foi compositor de jazz, jogador, poeta e filósofo conhecido por sua ‘filosofia cósmica’. Adotou o nome de Sun Ra (Ra antigo deus egípcio do Sol). Nikola Tesla, engenheiro eletricista, físico e inventor sérvio-estadunidense.

Christopher McCandless, viajante americano que morreu perto do ''Parque Nacional Denali'' depois de caminhar sozinho na selva alasquiana com pouca comida e equipamento. Hans Christian Andersen, poeta e escritor dinamarquês de histórias infantis. Entre os contos de Andersen, destacam-se: ‘O Patinho Feio’, ‘Os Sapatinhos Vermelhos’, ‘O Soldadinho de Chumbo’, ‘A Pequena Sereia’.

Alberto Santos Dumont, engenheiro brasileiro (sem ter tido formação acadêmica nessa área) e pioneiro da aviação, foi o primeiro a decolar a bordo de um avião, impulsionado por um motor aeronáutico, apesar de alguns países considerarem os Irmãos Wright como os inventores do avião, por uma decolagem, catapultada, Santos Dumont foi o primeiro a cumprir um circuito pré-estabelecido sob testemunho oficial de especialistas, jornalistas e da população parisiense. Jonathan Swift, escritor irlandês.



assexualidade na ficção

Talvez o exemplo mais antigo de personagem assexual possa ser encontrado em Hipólito (mitologia), que evita todas as mulheres e devota sua vida à castidade.

Na ficção, o romance de John Braine ‘The Jealous God ‘ é um bom exemplo de sexo visto principalemtne como pecado. Por outro lado, em seu romance de ficção científica ‘Distress’, Greg Egan imagina um mundo no século XXII onde "assex" é uma das sete configurações de gênero conhecidas.

Um exemplo de personagem assexual simpaticamente apresentado na ficção científica é ‘Aghora’, um dos ‘Metabarões’ de Alejandro Jodorowsky, que não é apenas assexual, mas também um transexual.

O conto de Samuel R. Delany, "Aye, and Gomorrah..." retrata uma sociedade onde astronautas se tornam sem sexo por que a radiação cósmica faz seus órgãos reprodutores inúteis.

O romance de Ryan A. Morgan de ‘John-Jack Christian’, conta sobre um adolescente lutando para lidar com sua assexualidade num ambiente adolescente normal, antes de recorrer ao fisiculturismo para se manter são.

Na série original de TV ‘Doctor Who’ o Doutor quase sempre era retratado como assexual apesar de sua regular companhia de mulheres jovens e atraentes.

Nas tirinhas online da K. Sandra Fuhr, ‘Boy Meets Boy’ e ‘Friendly Hostility’ o cínico Collin Sri'Vastra diz ser assexual.

Um dos personagens centrais do ‘The House of Spirits’ de Isabel Allende, Clara, poderia ser considerada assexual, já que ela expressava uma falta de interesse pelo sexo, comentando que isso apenas fazia seus ossos doerem.

O personagem central que dá o nome ao livro ‘Deadeye Dick’ de Kurt Vonnegut é assexual devido a um trauma de infância.


tags:

publicado por star às 06:47 | link do post | comentar

posts recentes

prince: ícone gay no pass...

recuperado está

o que é: homofobia interi...

j. edgar hoover e clyde t...

trevor project e daniel r...

arquivos

Agosto 2010

Novembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

tags

* cronologia do movimento gay

* retrospectiva 2007

* retrospectiva 2008

a homossexualidade no decorrer da histór

citando

colírio

definindo

depoimentos

direitos e leis

divulgando datas

divulgando eventos

divulgando organizações e ongs

ela e ela

fatos e fotos

feministas

filme e pipoca

homossexuais célebres

livro e abajur

música e sexualidade

musicando estrelas

o que é

poetando

quadrinhos e revistas gays

sombra e luz

sussurros...

vídeos e comerciais

todas as tags

blogs SAPO
subscrever feeds